terça-feira, 16 de setembro de 2014

Resenha: O preço de uma lição - Federico Devito e Gutti Mendonça

Sinopse: "Os meninos são, sim, capazes de amar.

"Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.”



Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções.


O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar.

Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas."

Li este livro há muito tempo e resolvi fazer a resenha. Com 366 páginas O preço de uma lição nos mostra a história de um menino que desde a infância até os seus 22 anos. Ao longo do livro ele comenta sobre os seus namoros que não eram namoros casos com algumas meninas e sobre como nunca sentiu algo forte por alguma garota. Até que aparece Juliana em sua vida.

Juliana é uma menina de 15 anos e na época ele tinha 20 anos, o que seria um possível problema. O outro problema era a distância, o garoto mora em São Paulo e ela em Mogi, mas ele não se importava e sempre se deslocava até Juliana. 
Após um tempo começaram a namorar, tudo era perfeito, até que surge a noticia de que ela teria que se mudar para Curitiba, começam os problemas e tudo vai de mal a pior. O ciume é um dos fatores que atrapalham na relação e como eles nunca brigaram, desentendimentos não é algo normal na relação deles. A segunda causa é a infantilidade de ambas as partes. Por fim, o livro nos dá a entender que o namoro acaba e ele como uma forma de reconquistá-la faz um livro. 

Há algum tempo li criticas muito muito muito negativas sobre o livro e sobre os autores. O que me deixou meio em duvida de ler ou não o livro. No final acabei gostando um pouco, não é um livro ruim, mas como é voltado para jovens é normal que seja meloso e meio infantil, bem no estilo de romance da "Malhação"(da globo). 

A historia contada no livro há um tempo comentaram alguns blogueiros que era uma história real, o que eu não duvido, por conta de alguns personagens. O interessante é que o narrador que é o menino não nos conta seu nada sobre ele, nem o seu próprio nome. O que é um diferencial intrigante e não permite que o leitor se apegue no personagem. 

Eu recomendo o livro para adolescentes,primeiro por causa da leitura leve e despreocupada e segundo por que ler nunca é demais.

obs. Acho que toda leitura nos acrescenta algo, eu penso que é totalmente errado fazermos comentários de livros falando: " perdi meu tempo lendo esse livro" ou " nossa, esse livro é um lixo". Estou fazendo esse comentário por que eu já li muitos comentários parecidos sobre este livro.

12 comentários:

  1. No estilo malhação ninguém merece kkkkk. Deve ser bem fraquinho, mas concordo com você, o importante é ler, para acumular bagagem e tem parâmetros para as próximas leituras :)
    Espero ler um dia esse livro, mas na curiosidade mesmo.
    Beijos
    Sabrina Caparros

    ResponderExcluir
  2. Nossa! li uma resenha deste livro há algum tempo e ela tinha varias criticas negativas sobre ele! eu até achei que foi exagerada mais ai li outra resenha criticando ele e fique mega curiosa para lê-lo e saber porque este livro ( que tem uma capa linda diga-se de passagem!) era tão ruim! mas mesmo assim fico meio duvidosa com o estilo malhação! sei lá acho muito piegas! adorei a resenha! Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. nossa que linda historia, lembro um pouco um livro tinha lido , mas o que não acredito mogi nessa cidade necessito desse livro kkk
    mais serio agora fico feliz por a personagem juliana ser mogi kkk , nem acreditei quando li nem acreditei , sua resenha só deixou mais vontade ler :3 a historia ja sei que se trata porque ja li umas resenhas anterior ,emborra não tenho esse livro :(
    o próprio titulo já diz o preço de uma lição ,ele vai aprender seus erros e tal equem disse menino não ama kkk, pluguei nesse tópico , pois meninos escrevendo poemas sempre é uma surpresa kkk ,e ficaria lindo minha estante ..

    ResponderExcluir
  4. Ja queria ler muito esse livro, depois desta resenha então... deve ser perfeito :3 parabens pelo blog muito bonito :D

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha vontade de ler esse livro, agora, fiquei com mais vontade ainda! Parabéns pelo Blog e por sua escrita! Beijooo

    ResponderExcluir
  6. Uau que resenha linda! Quero muito ler esse livro - está na minha lista(ona). Valeu pelo recado no skoob, se não fosse por ele eu não teria conhecido seu blog. Participando da promoção!

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha, mas no quesito se a historia é real ou não isso é nos leitores que a transformamos.

    ResponderExcluir
  8. Adorei tbém ,doida para ler esse livro...

    ResponderExcluir
  9. Achei a capa linda, mas parece que a história é meio fraquinha, né? Concordo com vc que toda leitura nos acrescenta, então gostaria de ler para tirar minhas próprias conclusões.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha
    já estava muito afim de ler esse livro,agora estou ainda mais

    ResponderExcluir
  11. Querendo ler, a resenha não me desanimou, bem detalhada. Gostei.

    ResponderExcluir
  12. A capa é um mimo... a resenha gostei sim... Agora quer ler para completar o pacote!♡

    ResponderExcluir

Comente, e faça críticas, mas nada ofensivo, por favor!